Dr. Marlon Fiorentini e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Cirurgia Robótica

Quando você pensa em um robô realizando uma cirurgia, você imagina uma cena de um filme de ficção científica? Vamos falar sobre isso, porque a cirurgia robótica é certamente científica, mas definitivamente não é ficção.

 

Embora cirurgias minimamente invasivas, como a cirurgia laparoscópica, já existam há algum tempo, havia limitações nos tipos de procedimentos que os cirurgiões poderiam realizar. A última geração em cirurgia minimamente invasiva – cirurgia robótica – foi desenvolvida especificamente para superar essas limitações. A cirurgia robótica abriu um mundo de possibilidades para mais e mais pacientes.

 

Usando a tecnologia mais avançada disponível atualmente, o sistema cirúrgico da Vinci permite que os cirurgiões realizem operações delicadas e complexas através de pequenas incisões com maior visão, precisão e controle.

 

A tecnologia da Vinci consiste em vários componentes-chave, incluindo: uma mesa de controle computadorizada onde o cirurgião se senta durante a cirurgia, quatro braços robóticos interativos que executam os comandos do cirurgião, um sistema de visão 3D de alta definição e um conjunto avançado de instrumentos disponíveis para o cirurgião durante a operação.

 

 

 

 

Seu cirurgião no controle

 

O termo “robótico” muitas vezes engana as pessoas. Os robôs não realizam cirurgia. Seu cirurgião realiza a cirurgia robótica usando instrumentos que ele guia através de um console. O sistema cirúrgico da Vinci é alimentado por uma tecnologia robótica de ponta que permite que os movimentos das mãos do cirurgião sejam escalados, filtrados e traduzidos em movimentos precisos dos instrumentos que trabalham dentro do corpo do paciente.

 

Os minúsculos instrumentos movem-se como uma mão humana, mas com maior amplitude de movimento possibilitando que os cirurgiões operem através de pequenas incisões. Outro ponto positivo dessa tecnologia é que ela oferece visão 3D de alta definição e ampliada da área que está sendo operada.

 

 

Benefícios da Cirurgia Robótica

 

Para a maioria dos pacientes, a cirurgia robótica oferece benefícios significativos:

 

  • Menos dor;
  • Estadias hospitalares mais curtas;
  • Incisões menores para cicatrizes mínimas;
  • Menos risco de infecção;
  • Menos perda de sangue;
  • Recuperação mais rápida;
  • Retorno mais rápido às atividades diárias normais.

 

Com incisões do tamanho de um centavo, a cirurgia robótica da Vinci está na vanguarda da tecnologia médica.

 

 

Diferencial do Sistema Cirúrgico da Vinci

 

Segurança otimizada: O sistema da Vinci inclui recursos de segurança que ajudam a reduzir o risco de erros humanos comuns. Embora a máquina seja considerada um “robô”, ela não funciona por si só e exige que o cirurgião esteja no controle.

 

Menos tempo consumido: Nos procedimentos de laparoscopia, o cirurgião deve focar em um monitor de vídeo especial para visualizar todo o procedimento cirúrgico. O sistema da Vinci, no entanto, permite que o cirurgião prossiga com a cirurgia sem precisar desviar o olhar.

 

Conveniente: Ao contrário dos sistemas cirúrgicos tradicionais, o Sistema Cirúrgico da Vinci permite que o cirurgião permaneça sentado durante todo o procedimento, enquanto ainda tem acesso aos instrumentos necessários para concluir a cirurgia.

 

Minimamente invasivo: O sistema cirúrgico da Vinci é muito parecido com os sistemas de laparoscopia convencionais da maneira que é minimamente invasivo. Uma grande diferença é que o sistema novo e inovador inclui vários recursos que permitem que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados com menos tempo e esforço.

 

 

Tratando uma ampla gama de condições

 

Nas mãos de um cirurgião experiente, o sistema cirúrgico da Vinci pode ser usado para vários procedimentos, incluindo; Prostatectomia, Nefrectomia Parcial ou Radical, Cistectomia Parcial ou Radical, Cirurgias em Ureter e até cirurgias complexas que exijam dissecção ou reconstrução completa. A característica mais notável do sistema da Vinci é que ele permite que os pacientes sejam submetidos a cirurgia com uma quantidade mínima de dor e perda de sangue, o que permite uma recuperação mais rápida.

 

 

Laparoscópica vs Robótica: Qual é a diferença?

 

A cirurgia tradicional “aberta” envolve uma grande incisão para realizar o procedimento. Por outro lado, cirurgias laparoscópicas e robóticas são consideradas técnicas “minimamente invasivas”. Ambos oferecem as vantagens de menos perda de sangue, menos dor, cicatrizes menos visíveis, menor tempo de internação e recuperação mais rápida.

 

Cirurgia Laparoscópica: Depois de fazer várias pequenas incisões, o cirurgião insere uma câmera de vídeo e outros pequenos instrumentos para executar o procedimento. Enquanto o cirurgião assiste as imagens de vídeo em uma tela, ele ou ela manipula manualmente os instrumentos. Existem algumas limitações: as imagens de vídeo são apenas bidimensionais e as ferramentas cirúrgicas podem ter uma amplitude de movimento limitada – para frente e para trás, para cima e para baixo, de modo que os cirurgiões laparoscópicos usam sensações táteis como pressão para manobrar as ferramentas.

 

Cirurgia Robótica: Como a cirurgia laparoscópica, a cirurgia robótica envolve várias pequenas incisões, uma câmera de vídeo e instrumentos. Diferentemente da cirurgia laparoscópica, o cirurgião está estacionado em um computador próximo à mesa de operações, usando controles manuais para manipular os instrumentos – embutidos no robô – em vez de entrar em contato direto com os instrumentos manualmente. As vantagens da cirurgia robótica incluem alta definição 3D, imagens ampliadas e maior amplitude de movimento de instrumentos que podem girar mais que o pulso humano. Essas diferenças resultam em menos distúrbios teciduais, menos sangramentos e menos dor no pós-operatório do que com a cirurgia laparoscópica.

 

Os resultados são importantes, especialmente para o paciente. Estadias hospitalares mais curtas significam que o paciente pode voltar ao trabalho, voltar à academia, voltar a ser pai e voltar à vida mais cedo.

 

O mais recente e o melhor – da Vinci Xi

 

O mais novo robô da plataforma daVinci é o Xi. Esta versão mais recente apresenta melhorias como melhor acesso anatômico de qualquer posição e “braços” menores com articulações que têm maior amplitude de movimento. Essas melhorias levam à capacidade de realizar casos mais complexos, uma redução significativa na dor e narcóticos necessários após a cirurgia, menos perda de sangue, menor tempo operatório e incisões menores com cicatrizes mínimas.

 

Experiência máxima, Invasão mínima

 

Mais importante, oferecemos aos nossos pacientes as opções mais atualizadas e minimamente invasivas disponíveis. Seja usando uma abordagem robótica, laparoscópica, de incisão única ou não cirúrgica, nosso objetivo é tornar a sua recuperação mais rápida, indolor e agradável possível.

 
 

Solicite um contato

Preencha o formulário abaixo: